Por muito que a maioria dos portugueses não tire férias nesta altura do ano, não se esqueça que a semana tem sempre dois dias de “férias”. É verdade! O fim de semana pode não ser considerado umas verdadeiras “férias”, mas são dois dias de descanso que, se aproveitados da melhor forma, nos fazem encarar de forma mais animada e positiva uma nova semana de trabalho e stress.
Assim, sugerimos que opte por uns magníficos passeios no sábado ou domingo, de forma a descansar e a aproveitar com a sua família ou amigos cada momento que têm. Viajar por Portugal, conhecendo o que de melhor e mais genuíno há no nosso país, é sempre uma boa escolha, uma vez que dois dias não dão para grandes viagens. Para além disso – e é sempre importante recordar – está a ajudar a economia portuguesa.
E o Douro – essa nossa amada região – é uma escolha sublime. Muito caraterística, muito afamada por esse mundo fora e muito atrativa, é sempre uma boa opção. E como sabemos que o dia só tem 24 horas (e, nos fins de semana, essas horas tornam-se ainda mais valiosas), propomos-lhe planos únicos e divertidos para desfrutar de um fim de semana cheio e em cheio em plena região duriense.
Não deixe que estes dois dias de descanso passem a correr e aproveite o melhor da vida!
Sugestões para Sábado
Encante-se num Cruzeiro entre Porto e Pinhão
E que tal começar o seu fim-de-semana a bordo de um Cruzeiro no Douro? E porque não um passeio de barco com tudo incluído, em que a única preocupação é deslumbrar-se com as paisagens do Douro? Parece bastante apelativo, não acha?
É verdade que vai ter de se levantar bem cedo (08h00 ou 09h00), mas é uma experiência que vai valer a pena. Aproveite para apreciar as primeiras horas matinais da cidade Invicta e como, a pouco e pouco, começa a ganhar vida à volta dos seus Cais de embarque.
E já a bordo, começamos com um magnífico pequeno almoço enquanto o barco ruma para montante. A Barragem de Crestuma-Lever é, apenas, o primeiro de muitos pontos de perder a cabeça. Já alguma vez assistiu ao processo de eclusagem das Barragens do Douro? Prepare a sua câmara ou telemóvel para as fotografias!
A seguir chega a hora de almoço e mais uma degustação dos sabores da região. Entretanto cruzamos mais uma barragem – a do Carrapatelo, considerada uma das maiores da Europa – e, com a lassidão que saborosamente se instala, chegamos até à Régua e, com esta zona, o desfile das ininterruptas paisagens da Natureza em estado puro. Mas sugerimos que navegue um pouco mais para montante, pois acabou mesmo de entrar na área das vinhas e dos socalcos, tão caraterísticas desta região.
Até chegarmos ao Pinhão, em pleno coração Vinhateiro, passamos, ainda, a Barragem da Régua, com um desnível de 28 metros e rapidamente vemos a ponte tão caraterística de uma das vilas mais bonitas do Douro. Aqui, ainda temos tempo de visitar uma das mais famosas Quintas do Douro com prova de vinho. E após este passeio incrível, é hora de regressar ao Porto, com o Douro no coração!
Percorra toda a extensão do Rio Douro em território português
Ao sábado também se realiza um dos nossos cruzeiros mais populares e pode ser uma excelente oportunidade para partir à descoberta. Este é o programa de dia completo mais longo do Rio Douro e percorre toda a extensão do Rio Douro em território português. Por isso mesmo, prepare-se para viajar do Porto a Barca d’Ava, já na fronteira com Espanha.
Este belíssimo passeio inicia na Estação de Campanhã, no Porto, e partimos de comboio pela famosa Linha do Douro. E já na Régua, fazemos um pequeno passeio pedonal até ao Cais onde o nosso barco nos espera. A partir daqui a sua única função é encantar-se com as melhores paisagens que o Douro tem para oferecer, tal como milhares de turistas que rumam a esta região anualmente, impressionar-se com o pragmatismo dos seus socalcos e a imponência das suas zonas mais selvagens.
O nosso barco irá cruzar três emblemáticas Barragens do Douro, onde poderá assistir ao célebre processo de eclusagem (Barragem de Bagaúste, Barragem da Valeira, Barragem do Pocinho) e inclui um delicioso almoço e lanche a bordo. Por volta das 17h30 atracamos na pacata Barca d’Alva e estamos prontos a regressar ao Porto. Um dia em cheio e muito divertido!
Deslumbre-se numa escapadinha de 2 dias: Porto-Régua-Porto
Cada vez mais os portugueses optam por passar o fim de semana fora de casa, de forma a conseguir uma tão desejada “quebra de rotina”. E o Douro tem sido destino de eleição para uma boa escapadinha. Assim, comece a sua viagem no sábado com um cruzeiro entre Porto e Régua, o nosso passeio “best-seller” todos os anos. Com pequeno-almoço e almoço a bordo, iremos cruzar, ainda, duas das mais famosas Barragens do Douro: Barragem de Crestuma-Lever e Barragem do Carrapatelo.
E por entre boa música e muita animação a bordo, admire as incríveis paisagens que vão desfilando à sua frente. Vai conseguir distinguir as paisagens verdejantes e as paisagens vinhateiras, num cruzeiro absolutamente deslumbrante.
Ao chegar ao Cais, por volta das 15h30, o nosso motorista está à sua espera para o levar para um Hotel da região (4*), onde poderá desfrutar da tranquilidade e sossego tão bem associados a esta região. E o programa termina no dia seguinte, com uma visita pelas principais ruas de Lamego, um saboroso almoço num restaurante tradicional, uma visita a uma das mais famosas Quintas do douro com prova de vinhos e o regresso em comboio (por volta as 16h30) pela famosa Linha do Douro.
Sugestões para Domingo
Encante-se com um minicruzeiro entre Pinhão e Tua
De manhã é que se começa o dia – já diz a velha expressão popular – e isto ganha mais força quando de domingo se trata. Assim, sugerimos que opte por uma experiência única e inesquecível, que faça valer a pena o facto de se ter levantado cedo de manhã.
O fascínio das margens do Douro está à sua espera, e nada melhor do que embarcar num típico Barco Rabelo, no Cais do Pinhão, e partir à descoberta de um percurso que não é visível de estradas nacionais. Parece-lhe tão encantado quanto o é, de verdade?
Com a duração de duas horas, este cruzeiro navega em direção à foz do Tua, pelo que constitui uma opção ideal para quem pretende uma perspetiva completa e única desta região. Com áudio-guias em vários idiomas que lhe vão explicando os lugares por onde passa, descanse na proa do barco, nos bancos de madeira ou, até, nos pequenos sofás aí colocados estrategicamente. Estará em plena sintonia com a Natureza, por isso relaxe, desfrute e descanse. O Douro é todo um mundo que vai adorar conhecer!
Navegue até ao magnífico Pocinho
Domingo também se realiza o nosso muito aclamado cruzeiro entre Porto e Pocinho. É o único dia da semana em que este passeio de barco se realiza e, por isso, não o pode desperdiçar.
Os nossos cruzeiros que iniciam na cidade do Porto partem bem cedo e este não é exceção. Por volta das 07h00 da manhã, o comboio parte da Estação de Campanhã em direção à bonita Estação do Pocinho. Daí até ao Cais de embarque ainda é alguma distância, pelo que um autocarro de turismo fará esse transfer.
Este cruzeiro, que inclui um delicioso almoço a bordo, cruza ainda por três emblemáticas Barragens do Douro (Barragem do Pocinho, Barragem da Valeira e Barragem de Bagaúste). Serão momentos inesquecíveis a bordo, que perdurarão para sempre na sua memória. Afinal, o Douro é encantador e vai ficar-lhe marcado no coração. Este cruzeiro termina com a chegada à Régua, mas nós ainda regressamos ao Porto, numa tranquila viagem de comboio para descansar de um dia em pleno!
Descubra as melhores experiências do Douro
Este é um programa diferente de todos os que está habituado: a pedido de muitas famílias, reunimos as melhores experiências durienses num único programa, para os nossos clientes usufruem de um dia repleto e em cheio em plena região duriense.
Propomos que comece o dia na Linha do Douro, numa encantadora viagem de comboio com destino à Régua. E já nesta cidade, considerada o motor da região, o nosso motorista estará à sua espera para os levar até ao magnífico Pinhão, por uma das estradas mais bonitas do país. Aprecie a beleza do cais da Régua e, na N222, deslumbre-se com o Rio Douro que ladeia toda esta viagem, assim como a linha de comboio que, por entre pontes e túneis, também chega até à magnífica vila.
No cais do Pinhão, embarque num minicruzeiro encantador de uma hora, até à zona da romaneira. Aprecie as belas paisagens verdes e vinhateiras que o melhor do Douro tem para oferecer. Seguidamente, visitamos uma das mais famosas Quintas do Douro, com uma saborosa degustação de vinhos, assistida pelos melhores Enólogos. O almoço, realiza-se, ainda neste espaço e é bem tradicional, confecionado à maneira antiga: em potes de ferro.
Durante a tarde, tempo ainda para uma visita ao Museu do Pão e do Vinho e à tradicional Padaria de Favaios. O regresso ao Porto será ao final da tarde, de carro e com o nosso motorista.
Não deixe o fim de semana escapar-lhe por entre os dedos. Aproveite-o no Douro!