Classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2001, o Alto Douro Vinhateiro é um dos maiores tesouros nacionais, assumindo-se como uma região de tradições fortes que, cada vez mais, tem vindo a conquistar nacionais e estrangeiros.
Convidamo-lo para desfrutar de um passeio pelo Pinhão, uma vila do concelho de Alijó. Deixamo-lo com as 3 principais razões para descobrir este local repleto de cultura, história e beleza:
As paisagens
Embora viajar até ao Douro de carro seja incrível (sobretudo se percorrer a N222, a estrada mais bonita do mundo), subir a bordo de um Cruzeiro pelas águas do magnífico Rio Douro é obrigatório para quem quer, verdadeiramente, sentir o pulsar do coração duriense.
Assim, convidamo-lo a embarcar no nosso Cruzeiro com destino ao Pinhão onde poderá desfrutar de paisagens únicas, algumas apenas possíveis de contemplar a partir do rio.
Chegados ao Pinhão, uma aldeia vinhateira bem no coração do Douro, que se situa na margem direita do rio, somos brindados com paisagens de cortar a respiração. Afinal, o Pinhão é muito conhecido pelas vistas incríveis que proporciona sobre o Vale Encantado (são vários os miradouros que oferecem paisagens que nos tiram o fôlego, onde se avista o Rio Douro a fundir-se com as encostas).
A gastronomia
Irá experienciar a gastronomia local num delicioso almoço servido a bordo. Como provavelmente saberá, são muitos os pratos típicos da região duriense que são “de comer e chorar por mais”. Entre eles contam-se o cabrito e o coelho assados no forno, os torresmos, o arroz de favas (que aparece descrito por Eça de Queiroz no livro “A Cidade e as Serras”), a Bôla de Lamego e o peixe de escabeche.
O vinho
O Pinhão é também conhecido pelas Quintas produtoras de Vinho do Porto. Como se sabe, o vinho é o principal motor da economia duriense, constituindo assim o ex libris da região, qual néctar dos deuses.
E por falar em Quintas produtoras de Vinho do Porto, iremos, claro, visitar uma. Para além de experienciar o processo de produção do vinho e poder satisfazer todas as curiosidades que tiver acerca do tema, irá também ter a oportunidade de conhecer melhor os vinhos da região numa prova de vinhos. Afinal, os vinhos do Douro são mundialmente famosos e, aqui entre nós, fariam Baco chorar de inveja de tão deliciosos.
Consequentemente, este é um passeio no Douro que,de uma forma singular, o vai levar a descobrir todos os seus preciosos tesouros. Demore-se a contemplar o Rio Douro serpenteando as encostas em socalco - qual comunhão perfeita entre Homem e Natureza -, delicie-se com as comidas típicas, deixe-se invadir pela paz energizante que só a natureza transmite e prove os vinhos que tanta fama concederam à região. Será um dia incrível, repleto de experiências únicas que lhe encherá o coração de alegria. Assim, ir ao Douro e deixar-se inebriar pela sua atmosfera única, que Miguel Torga descreveu como “um excesso de natureza”, é a garantia de uma experiência inesquecível que guardará para sempre na memória (e que recordará feliz, com um sorriso nos lábios).
Do que está à espera para reservar já o seu lugar num cruzeiro até ao Pinhão?